segunda-feira, 17 de junho de 2013

Estrategias de Leitura

Texto trabalhado:
 “A última crônica”
Fernando Sabino


Estratégias de compreensão da leitura

¢Estratégias que serão trabalhadas:
¢Comparação de informações :ao longo da leitura comparando informações advindas do texto, de outros textos e do conhecimento de mundo do discente, de maneira a construir os sentidos do texto que está lendo.
¢Generalização: conclusões gerais após análise de informações resultante da leitura (síntese).

Comparação de informações
Leitura Colaborativa (Antecipação / Indutiva)

¢ etapa: leitura dirigida do texto, feita pelo professor.
¢ etapa: por que o texto tem esse nome “A última crônica”?
¢ etapa: onde se passa a história? O que o narrador faz neste lugar?
¢ etapa: no trecho: “ ao  fundo do botequim um casal de pretos acaba de sentar-se, numa das últimas mesas...” 
¢Que termo usado pelo autor  tem tom pejorativo? Qual foi a intenção do autor ao narrar que o casal sentou ao fundo do botequim?
5ª etapa: no trecho: “ a compostura da humildade, na contenção de gestos e palavras, deixa-se acrescentar pela presença de uma negrinha de seus três anos, laço na cabeça, toda arrumadinha no vestido pobre...”
Que diferença há  entre os termos usados pelo autor ao referir-se ao casal e a menina?
 Ainda de acordo com o trecho acima citado quais são os termos que denotam claramente a classe social que pertence a família?
Que sentimentos o autor expressa para com a personagem-menina, ao usar os diminutivos- arrumadinha, negrinha, menininha, fitinha?
o6ªetapa: “três seres esquivos que compõem em torno à mesa a instituição tradicional da família, célula da sociedade. Vejo, porém, que se  preparam para algo mais que matar a fome”.
oQuem são esses “três esquivos”? Levante hipóteses a respeito do que eles estão fazendo ali.
o7ª etapa: “ o pai, depois de contar o dinheiro que discretamente retirou do bolso, aborda o garçom...”
oPor que o pai conta o dinheiro antes de fazer o pedido ao garçom?
oQual será o pedido que ele fará ao garçom?
o8ª etapa: “... E aponta  no balcão um pedaço de bolo sob a redoma. A mãe limita-se a ficar olhando imóvel, vagamente ansiosa, como se aguardasse a aprovação do garçom.”
oPor que o garçom não aprovaria o pedido do pai?
o9ª etapa: “ o homem atrás do balcão apanha a porção do bolo com a mão, larga-o no pratinho- um bolo simples, amarelo- escuro, apenas uma pequena fatia triangular. A negrinha, contida na sua expectativa , olha a garrafa  de Coca- Cola e o pratinho que o garçom deixou à sua frente. Por que não começa a comer?”
oObserve que ao descrever a cena que está diante dos olhos, o narrador-personagem questiona: por que não começa a comer?
¢10ª etapa: “ o pai corre os olhos pelo botequim satisfeito, como a se convencer intimamente do sucesso da celebração”.
¢Por que o pai se sente satisfeito?
¢11ª etapa: “dá comigo de súbito, a observá-lo, nossos olhos se encontram, ele se perturba, constrangido- vacila, ameaça abaixar a cabeça, mas acaba sustentando o olhar e enfim se abre um sorriso”.
¢Levante hipóteses: por que o pai no primeiro momento ameaça abaixar a cabeça?
¢Explique o que sentiu o narrador- personagem quando o pai sorri para ele.
¢Generalização:
¢Levantamento das palavras-chaves do texto.
¢Produção da síntese do texto.
¢Síntese do texto através da linguagem não-verbal( SITUAÇÃO INICIAL,DESENVOLVIMENTO, CONFLITO, CLÍMAX E DESFECHO).
¢Esquema.
¢Reescrita do texto mudando o foco dos personagens: a família passa a pertencer a alta classe social e o narrador- personagem assume as características atribuídas a família. Mudando assim, o desfecho da história.


¢GRUPO:
¢Adriana Rodrigues
¢Lea  Alves
¢Natália Medeiros
¢Vivian Gabriela
¢EE Parque Cento e Vinte II
¢06/05/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário