Texto
trabalhado:
“A última crônica”
Fernando Sabino
“A última crônica”
Fernando Sabino
Estratégias de compreensão da leitura
¢Estratégias
que serão trabalhadas:
¢Comparação
de informações :ao
longo da leitura comparando informações advindas do texto, de outros textos e
do conhecimento de mundo do discente, de maneira a construir os sentidos do
texto que está lendo.
¢Generalização:
conclusões gerais após análise de
informações resultante da leitura (síntese).
Comparação
de informações
Leitura Colaborativa (Antecipação /
Indutiva)
¢1ª etapa: leitura dirigida do texto, feita pelo
professor.
¢2ª etapa: por que o texto tem esse nome “A última
crônica”?
¢3ª etapa: onde se passa a história? O que o
narrador faz neste lugar?
¢4ª etapa: no trecho: “ ao fundo do botequim um casal de pretos acaba de
sentar-se, numa das últimas mesas...”
¢Que
termo usado pelo autor tem tom
pejorativo? Qual foi a intenção do autor ao narrar que o casal sentou ao fundo
do botequim?
5ª etapa: no trecho: “ a compostura da
humildade, na contenção de gestos e palavras, deixa-se acrescentar pela
presença de uma negrinha de seus três anos, laço na cabeça, toda arrumadinha no
vestido pobre...”
Que
diferença há entre os termos usados pelo
autor ao referir-se ao casal e a menina?
Ainda de acordo com o trecho acima citado
quais são os termos que denotam claramente a classe social que pertence a
família?
Que
sentimentos o autor expressa para com a personagem-menina, ao usar os
diminutivos- arrumadinha, negrinha, menininha, fitinha?
o6ªetapa: “três seres esquivos que compõem em torno
à mesa a instituição tradicional da família, célula da sociedade. Vejo, porém,
que se preparam para algo mais que matar
a fome”.
oQuem
são esses “três esquivos”? Levante hipóteses a respeito do que eles estão
fazendo ali.
o7ª etapa: “ o pai, depois de contar o
dinheiro que discretamente retirou do bolso, aborda o garçom...”
oPor
que o pai conta o dinheiro antes de fazer o pedido ao garçom?
oQual
será o pedido que ele fará ao garçom?
o8ª etapa: “... E aponta no balcão um pedaço de bolo sob a redoma. A
mãe limita-se a ficar olhando imóvel, vagamente ansiosa, como se aguardasse a
aprovação do garçom.”
oPor
que o garçom não aprovaria o pedido do pai?
o9ª etapa: “ o homem atrás do balcão apanha
a porção do bolo com a mão, larga-o no pratinho- um bolo simples, amarelo-
escuro, apenas uma pequena fatia triangular. A negrinha, contida na sua
expectativa , olha a garrafa de Coca-
Cola e o pratinho que o garçom deixou à sua frente. Por que não começa a
comer?”
oObserve
que ao descrever a cena que está diante dos olhos, o narrador-personagem
questiona: por que não começa a comer?
¢10ª etapa: “ o pai corre os olhos pelo botequim
satisfeito, como a se convencer intimamente do sucesso da celebração”.
¢Por
que o pai se sente satisfeito?
¢11ª etapa: “dá comigo de súbito, a observá-lo,
nossos olhos se encontram, ele se perturba, constrangido- vacila, ameaça
abaixar a cabeça, mas acaba sustentando o olhar e enfim se abre um sorriso”.
¢Levante
hipóteses: por que o pai no primeiro momento ameaça abaixar a cabeça?
¢Explique
o que sentiu o narrador- personagem quando o pai sorri para ele.
¢Generalização:
¢Levantamento
das palavras-chaves do texto.
¢Produção
da síntese do texto.
¢Síntese
do texto através da linguagem não-verbal( SITUAÇÃO INICIAL,DESENVOLVIMENTO,
CONFLITO, CLÍMAX E DESFECHO).
¢Esquema.
¢Reescrita
do texto mudando o foco dos personagens: a família passa a pertencer a alta
classe social e o narrador- personagem assume as características atribuídas a
família. Mudando assim, o desfecho da história.
¢GRUPO:
¢Adriana
Rodrigues
¢Lea Alves
¢Natália
Medeiros
¢Vivian
Gabriela
¢EE
Parque Cento e Vinte II
¢06/05/2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário