sábado, 22 de junho de 2013


sábado, 15 de junho de 2013

MEU PRIMEIRO BEIJO - Antonio Barreto - Sequência Didática - 9º ANO - Profª Angela Coradi


    • Plano de aula – Professora Angela Coradi
      Público alvo:  9º ano
      Tempo Previsto:  4 aulas
      Conteúdo:
      Leituras diferenciadas do  gênero textual crônica:  “O primeiro beijo” de Antonio Barreto, com análise dos aspectos narrativos e de linguagem.
      Competências e habilidades:
      Inferir o sentido principal do texto, no sentido global.
      Reconhecer o gênero do texto em estudo.
      Interpretar o sentido do texto.
      Localizar itens de informação explícita e implícita.
      Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos da narrativa.
      Inferir intertextualidade.
      Estratégias
      Leitura individual, coletiva e fragmentada com discussão sobre possibilidades e aspectos variados da ação de ler.
      Uso da internet para provocar a pesquisa de textos com o mesmo tema, fazendo a intertextualidade.
      Exercícios de interpretação e entendimento do texto.
      Produção escrita.
      Recursos
      Texto “O primeiro beijo” de Antonio Barreto.
      Imagens sobre o tema.
      Acessa Escola para pesquisa de textos.
      Cópia e resolução de exercícios, produção escrita.
      Avaliação:
      Diagnóstica e contínua com acompanhamento do desenvolvimento e intervenção do professor quando necessário. 
    INICIANDO OS TRABALHOS:
    • Atividades de pré-leitura promovendo uma discussão  sobre as experiências dos alunos com o primeiro beijo, apresentando imagens dos primeiros beijos de personagens conhecidos de histórias e filmes.
    • Primeira leitura silenciosa realizada pelos alunos.
    • Leitural oral pela professora ou por algum aluno, com entonação de voz.
    • Busca no dicionário por palavras desconhecidas.
    • Questões orais para ativação de conhecimento do texto:
    • O que acharam do texto?
    • Houve identificação com a vida de vocês?
    • Qual é o tema e o público alvo?
    • Propor uma pesquisa no Acessa Escola de textos com o mesmo tema e fazer a socialização. (intertextualidade)
                    Acredito que a aula essencial dessa sequência didática, se encontre nas atividades orais, principalmente nas atividades de pré-leitura e ativação de conhecimento.  

                    Exercícios de entendimento do texto:
                    1. O texto que você leu faz parte da obra Balada do primeiro amor, de Antonio Barreto. Nele, a protagonista é uma adolescente, Larissa, que no trecho lido conta um momento importante de sua vida. 
                      a) Que momento é esse?
                      b) Quando e onde aconteceu?
                      c) Com quem ela viveu essa experiência?
                      d) Qual o foco da narrativa: primeira ou terceira pessoa? Justifique com trechos do texto.
                      e) Qual o efeito causado por essa escolha do foco de vista?

                      2. Releia o texto e procure pistas que o ajudem a responder as questões abaixo.
                      a) O que faz o menino ser chamado de “Cultura Inútil” e “Culta”? Justifique sua resposta.
                      b) Quanto tempo se passou entre o recebimento do bilhete e o primeiro beijo? Justifique.

                      3.Como você pode constatar, no primeiro parágrafo, a narradora muda de opinião a respeito da experiência do primeiro beijo.
                      a) Qual é o primeiro julgamento que ela faz? Retire do texto um trecho que ilustre sua resposta.
                      b) E o segundo julgamento? Ilustre também com um trecho do texto.

                      4. Aponte mudanças que ocorreram com a narradora-personagem em relação ao menino.

                      5. Que estratégia o menino usou para que a menina mudasse seu comportamento em relação a ele?

                      6. Releia “(...) tínhamos transposto, juntos, o abismo do primeiro beijo.”  A expressão em negrito contém uma figura de linguagem.
                      a) Que figura é essa?
                      b) A que se refere essa figura?

                      7. O que o trecho “(...) as contas do telefone aumentaram, depois diminuíram...” quer dizer?

                      8. Que opção melhor retrata o tratamento dado ao sentimento amor no texto?
                      a) O amor infinito, disposto a enfrentar qualquer barreira.
                      b) O amor como sentimento não correspondido, vivido e sofrido por apenas um ser.
                      c) O amor como descoberta feita por dois seres, que vão tirando lições das histórias vividas.
                      d) O amor idealizado, perfeito, fruto de uma paixão ardente que nunca se acaba.

                      PRODUÇÃO ESCRITA - No texto, não fica claro qual o desfecho da narrativa. A seu ver, como terminou essa história?

                    Nenhum comentário:

                    Postar um comentário


                    Nenhum comentário:

                    Postar um comentário